top of page

PROJETO KARATE PARA EDUCAR


O KARATE COM FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autor: EDSON MARQUES FERREIRA DE LIMA

 APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O Projeto Karate para Educar realizado como forma de inclusão social de crianças e adolescentes, em Campina Grande – estado da Paraíba, em parceria com a IPPON BRASIL KARATE CLUBE.

 

Este projeto tem como objetivo criar oportunidades para que crianças e adolescentes despertem o interesse pela atividade esportiva, mais especificamente o Karate, vinculada ao ensino pedagógico, contribuindo dessa forma para a redução da evasão escolar. Todas as atividades são realizadas sob a coordenação do Professor de Educação Física Edson Marques Ferreira de Lima (Faixa Preta 3º DAN - CBK). Registrado no Cref 2.988-G-PB

 

O Projeto atenderá crianças e adolescentes entre seis e dezoito anos de idade e todas as aulas são ministradas em outras condições em local que proporcione as condições necessárias para a realização da atividade proposta.

 

OBJETIVO GERAL

Proporcionar, através da prática sistemática do Karate, o crescimento e desenvolvimento harmônico, o desenvolvimento das potencialidades psicomotoras e cognitivas, o desenvolvimento da efetividade e a integração social, bem como a introdução aos fundamentos básicos da modalidade.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Propiciar, com a prática do Karate, o acesso das crianças e dos adolescentes às atividades desportivas, ocupando o tempo disponível dos mesmos de maneira a atender às suas necessidades e de seus responsáveis, de forma segura e eficaz;

  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes e outros que se encontram em situação de vulnerabilidade social;

  • Favorecer o desenvolvimento do processo de educação global, através do enriquecimento e da ampliação do universo afetivo, perceptivo e cognitivo da criança e do adolescente, utilizando, para tanto, a praticas desportivas em suas diversas modalidades como fontes de expressão, criação e comunicação; e

  • Promover a integração social das crianças e dos adolescentes, enfatizando o tripé família ↔ escola ↔ comunidade.

 

JUSTIFICATIVA

 

O esporte juntamente com a educação desempenha um papel aglutinador, estimulando o desenvolvimento livre, integral, solidário e coletivo das pessoas, além de afirmar os seus valores no mundo e promover o desenvolvimento humano e a qualidade de vida. As Atividades esportivas além de trazer benefícios para o corpo e para a mente, ainda despertam a cooperação, a criatividade, a disciplina, o espírito de equipe, que são elementos essenciais para o processo de desenvolvimento humano. A missão do Projeto é a de proporcionar às crianças e aos adolescentes o desenvolvimento físico, mental e social, e ainda de agregar valores aos praticantes, aos seus familiares e aos seus educadores.

 

A modalidade de Karate foi iniciada em 2007, inicialmente como aulas experimentais que logo alcançaram os resultados propostos, onde foram realizados exames de graduação, troca de faixas, participação e conquistas em competições como Jogos escolares, campeonato paraibano, exibições em eventos na própria escola, entre outros, despertando interesse das crianças e adolescentes, alcançando uma consolidação na execução da referida atividade. O Projeto Karate para Educar conquistou o titulo de Campeão Infantil Masculino dos Jogos escolares em 2011 e os títulos de Vice-Campeão Infantil Masculino e Vice-Campeão feminino dos Jogos Escolares em 2012. Projeto premiado no Mestres da Educação em 2012.

 

CONTEXTO HISTÓRICO

 

O Karate é uma marcial japonesa que se desenvolveu a partir da arte marcial japonesa para a defesa pessoal ou auto defesa. O Karate foi introduzido no Brasil em 1956 pelo mestre Sagara.

 

ÉTICA E FILOSOFIA

 

Além das mudanças para facilitar a divulgação do Karate, o mestre Funakoshi foi eficaz em imprimir solenidade aos treinamentos, respeito para com mestres, instrutores e praticantes, de forma mútua, o que realça o caráter de formação de bons indivíduos. O treinamento tradicional de Karate deve começar e terminar com um breve momento de meditação conhecido como mukso cuja finalidade é preparar o aprendiz para os ensinamentos que receberá e, depois, refletir sobre os mesmos. A cada momento ou exercício faz-se saudação no começo e no fim, sendo costume difundido em vários dojôs fazer uma reverência ao entrar e sair do sítio. Esse caráter mais abrangente do caratê é bem visível pela partícula "dô"

 

PÚBLICO ALVO

 

Crianças e adolescentes, entre seis e dezoito anos de idade, e crianças residentes na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba.

 

METODOLOGIA

 

São oferecidos dois dias de aulas semanais com duração de 45 min/aula, para cada turma, que é composta de no máximo 30 alunos;

 

  • São oferecidas atividades individuais e em pequenos grupos, predominantemente motoras, através de      jogos interativos e sensoriais;

  • São desenvolvidas atividades que despertam e estimulam a criatividade e a aprendizagem das crianças e adolescentes através de técnicas de expressão oral e corporal; e

  • São organizados torneios internos, onde é trabalhada a conscientização do espírito de participação, tanto dos alunos como dos responsáveis, no qual é enfatizado, que este deve ser preponderante ao de competição.

  • Exames de promoção (troca de faixas/graduação) de acordo com o nível de aperfeiçoamento individual (promovidos pela Associação de Karate Ippon Brasil e FPBK – Federação Paraibana de Karate).

 

INDICADORES DE RESULTADO 

 

QUANTITATIVOS 

 

  • Frequência às aulas de Karate do Projeto, com aplicação de grau de participação;

  • Frequência escolar dos alunos do Projeto;

  • Desempenho das atividades escolar dos alunos;

  • Número de alunos inscritos no Projeto X número de alunos com participação efetiva no Projeto;

  • Número de atividades realizadas pelas turmas; e

  • Número de eventos externos em que participaram os alunos do Projeto.

 

QUALITATIVOS

 

  • Qualidade do relacionamento familiar dos alunos participantes do Projeto; e

  • Parecer dos professores e técnicos sobre os alunos participantes do Projeto em relação ao comportamento, a participação nas atividades escolares e ao interesse por práticas esportivas.

  • Melhoria do rendimento escolar nas diversas disciplinas a que o aluno está sendo submetido.

 

MONITORAMENTO

O monitoramento das ações do Projeto e atendimento dos objetivos e das respectivas metas propostas é realizado através de:

 

  • Reunião mensal com os pais dos alunos participantes do Projeto; e

  • Reunião com os professores e técnicos

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Carat%C3%AA

bottom of page